quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pré- Romantismo


O Pré-Romantismo caracteriza-se por ser um período de transição entre o Rococó –derivação do Barroco, sendo este levado ao extremo– e o Romantismo propriamente dito, ocorrido entre as últimas décadas do século XVIII, o Século das Luzes, e as primeiras do XIX (1780-1820 aproximadamente). O movimento é contemporâneo ao Neoclassicismo, e por situar-se em um período de transição, não possui características bem definidas, apesar de vários artistas terem tido contato e trocado idéias a respeito de suas convicções e ideais.
Desde 1789, ano de início da Revolução Francesa, a sociedade européia passava por um turbilhão de mudanças na sociedade, e os sólidos alicerces da nobreza começavam a ruir, fazendo emergir uma nova classe social que iria ser a nova protagonista da História a partir de então: a burguesia.
Os valores burgueses mudaram até mesmo a moda da época, substituindo a volumosa e complicada indumentária das damas da corte, abundante em laços e rendas, com incômodos e apertadíssimos espartilhos por uma forma bem mais simples de se vestir. As moças adotaram o vestido-camisa, de musselina geralmente em cores claras, com o mínimo de saias adicionais e roupa-de-baixo, e os cabelos ao natural em contrapartida às perucas extravagantes do período anterior. Os homens passam a preferir cores mais sóbrias, como o preto, em lugar dos vistosos tecidos coloridos outrora empregados, e o jabô de renda dá lugar a um laço mais simples, que deu origem à atual gravata, e abandonam a peruca passando a usar o cabelo curto e ondulado.
A luta contra a tirania, a valorização do eu, o foco nos sentimentos e paixões humanas em detrimento da caracterização coletiva, a inquietação do homem moderno a respeito de sua condição, a identificação com a natureza e o prelúdio de um nacionalismo que viria a se expressar com mais intensidade no Romantismo são as principais temáticas abordadas pelos escritores, poetas, filósofos, pintores e compositores da época.
Os primeiros românticos –os poetas e filósofos inicialmente, depois os artistas e músicos- começaram por ter ideais elevados: os acontecimentos externos, a luta contra Napoleão e a esperança de se tornarem uma nação, juntamente com a emancipação do indivíduo, iriam originar um mundo novo e melhor. Contudo, a realidade social era um obstáculo a tais ambições.

Carolina Marx

3 comentários:

  1. EXCELENTE TEXTO. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, me ajudou bastante!!!!!!!! parabéns, e olha que estamos em 2014 ein e o texto foi escrito em 2010!

    ResponderExcluir