quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Così fan Tutte

Hoje, falarei um pouco sobre uma de minhas maiores paixões: a ópera! E começo por Così fan tutte (Assim fazem todas), do Mozart.

O libretto é um pouco confuso à primeira vista, e também um tanto quanto ousado para sua época (1790), pois demonstra a inconstância e a infidelidade feminina. Duas irmãs, Fiordiligi e Dorabella estão noivas de dois jovens oficiais, Guglielmo e Ferrando. Os dois, após o filósofo Don Alfonso lhes dizer que todas as mulheres, sem exceção traem, resolvem testar suas amadas, disfarçando-se de albaneses e tentanto seduzir um a noiva do outro. A princípio elas resistem, mas Despina, a camareira delas, uma espécie de Mefistófeles de saias, as induz através de métodos de galanterie a trair, e elas acabam o fazendo, demonstrando que a teoria do velho filósofo estava realmente correta. No final, desfeitos os mal-entendidos, os casais se reconciliam e tudo permanece como antes.

Muitas leituras podem ser feitas a partir dessa obra, uma delas é que ao abordar os relacionamentos amorosos de uma forma mais realista, o libretto acaba por negar e satirizar a visão idealista predominante na época nos melodramas.

Apesar de algumas correntes defenderem um ponto de vista machista na obra, devido à inconstância feminina, ainda prefiro a primeira versão, pois Guglielmo e Ferrando também “traíram” de certa forma enquanto testavam a fidelidade de suas noivas, o que muitos nem percebem.

Para fechar, um vídeo do dueto entre Guglielmo e Dorabella, "Il core vi dono", quando ele consegue seduzi-la. Essa versão é a melhor na minha opinião.


http://www.youtube.com/watch?v=KWsMzlJL9WY&


Um comentário: