quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Damas de Época

Caros amigos, enfim uma postagem!

Eu sou apaixonada, tarada, viciada em coleções, ainda mais quando relacionadas a temas tão caros a mim, como música, ópera, literatura, bibelôs ou um pouco de cada categoria =P

Pois bem, a coleção Damas de Época consiste em bonecas de porcelana representando heroínas da literatura do século XIX, com figurinos belíssimos, mesmo que em alguns exemplares não seja muito condizente com a época em que o romance foi escrito, e como eu adoro História da Moda, sou um pouco crítica demais com isso.

Fiquei extremamente feliz por ter uma representante da prosa Dostoievskiana: a Sônia de Crime e Castigo, par do protagonista Ródion Romanóvitch Raskólnikov, (mesmo não admirando tanto essa personagem quanto Dúnia, irmã de Ródion). O também russo Tolstói é representado por Ana Karênina, como é de se imaginar.

Só de Jane Austen há 5 bonecas! Os também ingleses Henry James e Oscar Wilde também estão bem representados na coleção, e Charles Dickens idem. Quanto aos romances franceses, também temos grandes nomes: Honoré de Balzac, Alexandre Dumas Filho, Stendhal, Émile Zola e Gustave Flaubert.

Apesar da coleção ser um pouco desorganizada, e estar freqüentemente em falta nos jornaleiros, estou quase completando minha coleção! Faltam 14 de 40.

Abaixo, algumas fotos que tirei da boneca com seu respectivo livro:

Sônia Semionovna Marmieládova, Crime e Castigo, Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski


Emma Bovary, Mme Bovary, Gustave Flaubert


Margarite Gautier, A dama das camélias, Alexandre Dumas Filho (Porém na foto está com a versão do romance para a ópera, La Traviata, de Giuseppe Verdi)


Estella Havisham, Grandes Esperanças, Charles Dickens


Elizabeth Bennet, Orgulho e Preconcceito, Jane Austen


Emma, Emma, Jane Austen


Anne Elliot, Persuasão, Jane Austen


Saudações,

Carolina Marx

2 comentários: