quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Crime e Castigo - Filme soviético de 1969



Crime e castigo é sem dúvida um dos romances mais celebrados de Dostoievski, que encontra todos os seus traços característicos, seja nos delírios de Raskolnikov, na pureza de coração de Sônia, na loucura de Svidrigailov, na miséria de Marmieladov, na tuberculose de Katierina, e na coragem de Dúnia, por exemplo. Geralmente, leio livros ao invés de assistir ao filme (tem muita gente que prefere o contrário), pois acho que com adaptações principalmente aquelas adotadas para o grand publique, acabam por desviar-se muito do original. Em adaptações cinematográficas desviar-se é inevitável, mas pude perceber na adaptação cinematográfica de Crime e castigo em 1969, que é possível filmar literatura com perfeição. Na versão soviética, Georgi Taratorkin (foto) é um Raskolnikov impecável: belo, pálido, doentio, inteligente e altivo, e sofre com tanto realismo, que parece ter encarnado deveras o atormentado personagem. Por incrível que pareça, TODOS os atores cabem muitíssimo bem ao personagem.
Apesar de Tatiana Belova ser uma Sônia magnífica, a minha personagem feminina favorita é Avdótia Romanovna Raskolnikova, a irmã do protagonista, e a cena do revólver com Svidrigailov é a mimesis do capítulo original, com tanta força e expressão que conseguem elevar o filme ao mesmo patamar do livro. Surpreendente...

Assistir ao filme no YouTube

11 comentários:

  1. Vou alugar esse de 1969 pra ver.
    Existe um que é mais recente que tens muitas críticas pq fizeram muitas mudanças.

    ResponderExcluir
  2. terminei de ler Crime e Castigo ontem, e sai a procura de versões no cinema. Encotrei entre algumas duas que me chamaram atenção:
    essa 1969, soh vi no SEU blog
    e a de 1998, que vc falou que naum eh taum legal.

    então.. kero mto ver a que vc indica aki.
    como vc conseguiu? já tentei alguns downloads pela net.. mas naum achei nada. vc teria uma cópia pra me vender? como faço?

    bjus.
    inté!
    =)

    p.s. sou de Natal/RN. aki não tem nem em locadora essa versão. Help-me!

    ResponderExcluir
  3. Por acaso alguém tem o torrent para baixar este filme ou sabe onde posso baixar? Parabens pelo blog .... é sempre bom saber que ainda existem pessoas que cultivam avida do espírito ....

    ResponderExcluir
  4. A produção de 2002 da BBC é muito boa. Não assisti outras versões, mas o filme carrega todo o dilema moral da história. Com o ator John Simm no papel principal, o filme, que é divido em duas partes, é sombrio, denso, e muito marcante.

    ResponderExcluir
  5. Caroline, eu gostaria muito de adquirir este filme, você pode por gentileza me ajudar a encontra-lo??? Obrigada. Maria

    ResponderExcluir
  6. Caros,
    Eu assisti ao filme no Youtube por aquele link, e pouco tempo depois tiraram a versao legendada em ingles, e eu nao sei mais onde encontrar essa versao....
    Eu dei uma pausa na producao do meu blog, entao só vi os comments de voces hoje, perdão.

    Saudações

    ResponderExcluir
  7. Queridos, achei links pra parte 1 e 2 do filme respectivamente, mas nao consegui assistir, pois nao consegui instalar plugins, por isso nao pude verificar se possui legendas em ingles, o que facilita bastante para quem nao fala russo, hehehe

    Quem quiser conferir:

    http://stagevu.com/video/cwgufcsoxtlh
    http://stagevu.com/video/rfjmlkfgqbaf

    Saudaçoes.

    ResponderExcluir
  8. Realmente, li todo o livro e assisti a versão soviética de 1969.
    As outras adaptções, ainda que mais modernas são muito diferentes do livro.
    Simplesmente, essa adaptação russa tem uma atuação impecável e o todos os atores se encaixam muito bem com os personagens.
    AMEI!

    ResponderExcluir
  9. pra baixar este filme em torrent ou em qualquer formato, a melhor coisa é pesquisar o nome em russo: Prestuplenie i Nakazanie.
    Dá pra encontrar legenda em português tbm.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Eu tentei assistir uma versão norte-americana, mais nova do clássico,mas não curti.
    Ah eu não sei até hoje usar essas ferramentas para baixar filmes, apesar de minha pouca idade hahaha
    Bj

    ResponderExcluir
  11. ACHEI UM LINK PARA ASSISTIR AO FILME COM LEGENDAS EM INGLES!

    http://stagevu.com/video/qprbztlrvnlg

    ResponderExcluir