sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Afinal, Carnaval!


Caríssimos amigos, chega enfim o Carnaval!

Por que será que essa festa atrai tanto fascínio, entre camadas sociais e tipos diametralmente opostos? Talvez pela possibilidade de ser o que quiser, fazer diabruras sem ser alvo da hipocrisia e do controle social, afinal, é Carnaval, e quem se importa?
Estou lendo “O conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas le père, e coincidentemente alcancei por esses dias a parte em que se comemora o Carnaval em Roma, em meados do século 19, e pude perceber semelhanças e disparidades entre as époques:

1)No carnaval antigo, não havia nudez (é óbvio, eu sei), mas as moças se permitiam muito mais faceirice nesses dias, por exemplo, elas podiam iniciar o flerte, invertendo as posições habituais de gênero vigentes

2)Pelo relato de Dumas, as senhoritas e os rapazes que possuíam título de nobreza adoravam sair fantasiados de simples camponeses, o que se assemelha às inversões sociais que ocorrem nos nossos carnavais: o rico e o pobre magicamente se igualam ou se invertem, subvertendo valores corriqueiros, o que prova o caráter democrático da festa

3)Já haviam os “confetes” durante o carnaval de rua em Roma, mas consistiam em balas (doce/confeito...), ovos, farinha e bouquets de flores(estes destinados ao flerte e à galanterie)

4)No século XIX, o carnaval, mesmo o ao ar livre (de rua), era uma grande masquerade, ou seja “baile de máscaras”: a máscara fazia parte da fantasia, sempre.

5)Sem cometer anacronismos, digo-lhes que a partir de detalhadas análises feitas, o Canaval pouco mudou em sua essência e forma de comemorar, há pelo menos 150 anos.

EVOÉ A TODOS!!!!!

Entretanto, para que se possa comemorar um maior número de carnavais:
1-Se beber, não dirija
2-Cerveja NÃO “mata a sede”, beba água, chás, sucos: hidratação é essencial num verão devastador como esse (não vai querer terminar a festa no hospital,vai?)
3-Para pintar a pele, use tintas FEITAS PARA TAL, ou poderá ocorrer morte por hipertermia
4-Use camisinha: o vírus HIV e outros agentes patológicos venéreos não estão de férias, e não perdoarão o descuido só porque você está.......

(Não iria me perdoar caso esquecesse a minha função social!)

Agora sim, bom Carnaval a todos!!!!!! Deixei algumas imagens para ilustrar a crônica e para o deleite visual dos senhores.......

Carolina Marx




2 comentários:

  1. Mano, esse carnaval está sendo um inferno pra mim!
    Eu não suporto tal festividade! :O

    Mas interessante essas diferenças do Carnaval no Séc. XIX e do de hoje em dia. Mas acho que eu não iria gostar de nenhum dos dois xD

    Enfim, maneiro teu blog!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de saber mais sobre a História do Carnaval! E as pinturas que você postou são fabulosas =D
    Também fiz uma homenagem ao Carnaval no meu blog. Vai lá!
    beijos

    ResponderExcluir