sexta-feira, 13 de agosto de 2010

L’Italiana in Algeri, 1813


A ópera L’Italiana in Algeri (A italiana em Argel) foi composta por Gioacchino Rossini -quando este tinha apenas 21 anos- sobre libreto de Angelo Anelli, e é considerada um dramma giocoso, pela mistura de ópera séria com cômica.


O enredo em si é medíocre, repleto de lugares-comuns do orientalismo afetado de princípios do século XIX, como já foi trabalhado uma pouco antes com Mozart em sua ópera Die Entführung aus dem Serail (O rapto do serralho). Porém, nas mãos de um mestre, tudo é pretexto para se tornar uma chef d’œuvre e com Rossini não foi diferente: com seu tempo frenético e suas coloraturas beirando o absurdo fez dessa ópera uma divertida e deliciosa turquerie requintada, salpicando seu tempero característico em cada nota cantada o que nos lembra seus talentos culinários tão celebrados que lhe renderam a alcunha de músico cozinheiro! O mais inacreditável é que L’Italiana in Algeri foi composta em 18 dias apenas...


Vale lembrar que a protagonista, Isabella é uma contralto característica, com seu timbre grave e escuro, sem fugir do seu registro, apesar das coloraturas belíssimas. É uma heroína rossiniana, ou seja, uma mulher forte, astuta, maliciosa, ardilosa e sedutora, com um ar de Rosina, da Ópera Il Barbieri di Seviglia, do mesmo compositor


Quanto às árias, há uma em especial: Pensa alla patria da Isabella, que prenuncia um nacionalismo que veremos em Giuseppe Verdi, e na ária Sta qui fuori la bella italiana temos um duo raríssimo: contralto e baixo, duas vozes corrrespondentes, a mais grave feminina com a mais grave masculina, aópera já valeria a pena só por esse belo duo coloratura.



Brevemente, o plot é o seguinte: Mustafá, o Bei (algo como governante de província) de Argel pretende abandonar sua mulher, Elvira pois se cansou dela, e quer uma amante italiana. Para se livrar da insistência dela em permanecer como sua esposa, ele pretende casá-la com Lindoro, um escravo italiano recém chegado, vítima de um naufrágio, mas ele recusa, pois ama Isabella.

Isabella, uma moça italiana e Taddeo, um senhor italiano já de certa idade, e que a ama chegam à Argel para resgatar Lindoro, amante de Isabella. Taddeo a contragosto finge ser tio dela e ambos são apresentados ao Bei.

Mustafá se encanta com Isabella e a quer para si, mas Taddeo, Lindoro, Elvira e Isabella põem em prática diversas artimanhas para enganar Mustafá e fazer com que ele se reconcilie com a esposa.


Personagens:

MUSTAFÀ, Bey de Argel, Baixo

ELVIRA, Mulher de Mustafá, Soprano

ZULMA, Escrava e confidente di Elvira, Mezzo-soprano

HALY Capitão a serviço do Bei, Baixo

LINDORO, Jovem italiano, escravo favorito de Mustafá, Tenor ligeiro/contraltino

ISABELLA, Senhora italiana, Contralto

TADDEO amigo de Isabella, Barítono

Links:

Baixar a ópera em MP3

Libretto da ópera

Cruda sorte, amor tiranno em vídeo no Youtube por Ewa Podles


4 comentários:

  1. Certamente baixarei depois do post, não conheço nada de ópera mas sempre tive um grande apreço por esta manifestação artística.

    ResponderExcluir
  2. Rossini vale a pena, meu caro!
    O melhor compositor de óperas italiano na minha opiniao!

    E nos sites dos links, tem varias operas completas pra baixar no liber em mp3!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o novo layout do blog.Congrats!

    ResponderExcluir